conecte-se conosco


Curiosidades

7 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE AS MOIRAS, AS IRMÃS DO DESTINO

Publicado

em

Talvez você não saiba bem que são as Moiras, assim, pelo nome. Mas com certeza, você já viu alguma representação das personagens em algum filme ou série. Elas são as responsáveis por tecer a vida e o destino de cada um. Tais figuras já foram representadas em várias obras audiovisuais e, provavelmente, você já viu ou ouviu falar.

As Moiras são deusas da mitologia grega e são responsáveis pela vida de cada pessoa. Quando nascem, crescem e morrem. E também se responsabilizam por todos os eventos que ocorrem nesse período entre nascimento e a morte. Elas são filhas da Noite, da deusa Nix e não têm um pai. Conheça agora um pouco mais sobre as irmãs destino.

1 – Cada uma tinha uma função

Algumas histórias representam as Moiras como se fossem uma única pessoa. Mas a maioria dos relatos fala sobre as três irmãs: Cloto, Láquesis e Átropos. Cada uma delas tinha uma função no trabalho de tecer. Cloto era a fiandeira, tecia o fio da vida. Láquesis era a mediadora, determinava o tamanho do fio e o enrolava, determinando também a qualidade de vida de cada um. Átropos era quem cortava e coloca o ponto final na trajetória de cada um.

2 – Estavam acima dos deuses

As Moiras teciam a vida de cada indivíduo dentro de uma caverna e ninguém poderia intervir em seu trabalho. Nem mesmo Zeus. Além disso, assim como a mãe, elas eram domadoras de homens e deuses.

3 – O processo de tecer é ligado a vida

O ato de tecer e de enrolar o fio na roda da fortuna, está intimamente ligado à vida de cada um. Quando o fio está na parte superior, a vida costuma ser boa e a sorte também. Diferente de quando está na parte interior, o que condiz muito com aqueles baixos da vida. E dessa forma, a vida segue com seus ciclo de altos e baixos.

4 – Moiras na mitologia romana

Na mitologia romana, as Moiras eram conhecidas como Parcas. Também eram filhas da Noite e representavam a antiguidade e o destino de cada um.

5 – Nada de livre arbítrio

Para os gregos, que acreditavam fervorosamente na existência das Moiras, não existia livre arbítrio. Tudo que acontecia em suas vidas era definido pelas irmãs destino.

6 – Úpermoira

A úpermoira era uma sina que a pessoa atraia para si caso levasse uma vida cheia de pecados. Ela é a única das Moiras que poderia ser evitada.

7 – Papel importante nas guerras

Pode parecer que não, mas as Moiras tinham um papel importante nas guerras. Afinal, era responsabilidade delas cortar os fios da vida. Eram as irmãs do destino quem definia quem viveria ou não.

 

via: fatosdesconhecidos

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − seis =

Curiosidades

15 FATOS EXTREMAMENTE PREOCUPANTES SOBRE O NOSSO PLANETA

Publicado

em

Há algum tempo, os avanços tecnológicos têm se tornado cada vez mais notáveis em nosso dia a dia. Desde que o homem surgiu, nossa sociedade caminhou a passos largos rumo ao desenvolvimento do mundo. Apesar de todos os avanços que nossa sociedade fez, a conta não é totalmente positiva.

Vamos dizer que todo esse desenvolvimento teve um preço e esse preço interferiu profundamente no meio ambiente. Não apenas no meio ambiente, mas no equilíbrio de todo o ecossistema. Tanta interferência, tem causado danos terríveis em todo o mundo. Mas não foram apenas danos à natureza.

A desigualdade, a péssimo gerenciamento dos governantes e a falta de cuidado consigo próprio e com o mundo ao redor, tem gerado grandes danos em todo o mundo.

Confira agora alguns dados que mostram o quão preocupante é a situação do planeta

1 – Mais de 1 bilhão de pessoas em todo mundo não têm acesso à água potável.

2 – A Organização Mundial de Saúde estima que, entre 2030 e 2050, mais de 38 mil pessoas vão morrer anualmente devido às altas temperaturas.

3 – A cada 4 segundos, uma pessoa morre de fome no planeta.

4 – De toda comida que é produzida no mundo, cerca de 1/3 dela apodrece e acaba indo para o lixo.

5 – Até 2050, estima-se que existam mais garrafas do que peixes no oceano.

6 – O cigarro mata mais de 7 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

7 – Quase 50% de todas as árvores do mundo já foram dizimadas pela civilização.

8 – Dentro de um século, as florestas tropicais podem desaparecer por completo.

9 – Atualmente, o aquecimento global mata entre 150 a 400 mil pessoas todo o ano.

10 – Cerca de 60% de toda vida selvagem morreu nos últimos 40 anos.

11 – Respirar em São Paulo é o equivalente a fumar 4 cigarros por dia.

12 – Mais de 8 bilhões de lixo são despejados no mar a cada ano.

13 – Mulheres chegam a gastar 90% de sua renda com a família. Entre homens, os gastos alcançam no máximo 40% da renda.

14 – De acordo com a Unesco, 758 milhões de adultos no mundo não sabem ler e nem escrever.

15 – O Brasil é um dos países mais violentos do mundo. Ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de homicídios e ocupa o 13° lugar no ranking de violência global.

 

via: fatosdesconhecidos

Continue lendo

Mais Lidas da Semana